domingo, 16 de abril de 2006

Shimon Peres prevê destino igual ao de Saddam Hussein para o presidente Ahmadinejad

Israel reagiu duramente às declarações do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, de que o Estado judaico está "podre" e será "aniquilado". O ex-primeiro-ministro Shimon Peres, vice líder do governante partido Kadima, considerou o dirigente radical iraniano "um demente" que "terá o mesmo fim" do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein: será deposto, processado e talvez condenado à morte.

"O presidente do Irã representa o demônio, não Deus", contra-atacou Peres. "A História joga nolixo estes dementes que empunham uma espada".

Saddam caiu em 2003, com a invasão americana ao Iraque. Está sendo processado por massacres e pelo genocídio dos curdos iraquianos.

Como Ahmadinejad prega a destruição do Estado judaico e suspeita-se que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares, Israel pode se aliar aos EUA para lançar bombardeios contra os centrais atômicas iranianas. Diversas reportagens indicam que os EUA já estariam escolhendo alvos para um possível ataque a ser desfechado talvez ainda este ano, para não dar tempo ao Irã de progredir até um estágio irreversível de seu desenvolvimento nuclear.

Nenhum comentário: