terça-feira, 4 de abril de 2006

Jogador nigeriano cala racistas alemães com saudação nazista

A 66 dias do início da Copa do Mundo, o futebol da Alemanha se vê às voltas com mais uma crise. Além dos escândalos nas apostas, do fraco desempenho da seleção nacional e das brigas internas na federação alemã, precisa enfrentar o fantasma do racismo.

O meio-campo nigeriano Adebowale Ogungbure não agüentou mais. Ao sair de campo em Halle no dia 25 de março, depois do empate do seu time, o Sachsen Leipzig, contra o Hallesche em 2-2 pela 4ª Divisão, Ogungbure foi xingado de “negro sujo”, “negro de merda” e “macaco”. Fingiu que nada estava acontecendo.

Mas quando passou em frente ao pavilhão principal do estádio e a torcida adversária começou a fazer ruídos e gestos de macaco, o nigeriano achou que era demais. Colocou dois dedos acima da boca para imitar o bigodinho de Hitler e estendeu o braço direito à frente, fazendo a saudação nazista.

A reação foi violenta. Um torcedor do Hallesche atacou com a bandeirinha de escanteio e outro tentou lhe aplicar uma gravata de luta livre.

“Estava tão furioso que nem quis saber”, disse Ogungbure à revista alemã Der Spiegel. “Poderia ter sido morto mas tinha de fazer alguma coisa”.

Ele disse ter sido alvo de racismo pelo menos na metade dos 25 jogos que disputou na Alemanha. “Mas em 25 de março cuspiram demais. Nunca vi ninguém cuspir num gato ou cachorro aqui na Alemanha”, desabafou o jogador.

O caso assumiu um ar de teatro do absurdo quando Ogungbure foi acusado de “comportamento anticonstitucional” porque o nazismo é proibido na Alemanha. Em 24 horas, a promotoria retirou a acusação.

A Fifa (Federação Internacional de Futebol Associativo), empenhada numa campanha contra o racismo no futebol, interessou-se pelo caso. As sanções previstas pelas medidas anti-racismo podem incluir interdição do estádio, perda de pontos, rebaixamento e eliminação de competições.

As novas regras serão aplicadas, garantiu o secretário-geral da Fifa, Urs Linsi: “Vamos é claro assegurar que isto seja punido também na 4ª Divisão da Alemanha”.

Um comentário:

Sosoblog-alemanha disse...

Moro na Alemanha e conheco o problema. Mas ele estava dispensado de fazer o gesto de saudacao nazista. Atos e palavras racistas do NPS nao podem serem respondidas com gestos igualmente baixos.
Solange