terça-feira, 11 de abril de 2006

Irã anuncia enriquecimento de urânio

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou nesta terça-feira que seu país conseguiu, em 20 de fevereiro, enriquecer urânio no grau de 3,5%, suficiente para o uso em reatores nucleares para produção de energia para fins pacíficos.

Para fabricar uma bomba atômica, o urânio precisa ser enriquecido num teor muito mais alto, de 50%. Mas o Irã está dominando o ciclo do urânio. Isto inquieta as potências ocidentais, sobretudo os Estados Unidos, que temem que a república islâmica transfira tecnologia nuclear para grupos terroristas, além de ser um fator de desestabilização do Oriente Médio.

Ontem, o presidente George Walker Bush considerou uma "especulação selvagem" a notícia de que os EUA estão escolhendo alvos para um possível bombardeio aéreo limitado para destruir o programa nuclear iraniano. Uma reportagem do experiente jornalista Seymour Hersh para a revista The New Yorker afirma que a Casa Branca pensa até mesmo em usar armas nucleares táticas para atingir instalações nucleares subterrâneas.

A questão nuclear iraniana foi encaminhada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ao Conselho de Segurança das Nações Unidos, que pode aplicar sanções ou até autorizar o uso da força. Mas a China e a Rússia, duas potências com poder de veto na ONU, são contra sanções, que poderiam provocar uma retaliação do Irã usando o petróleo como arma econômica.

Antes mesmo do anúncio do Irã, por causa das notícias sobre escolha de alvos pelos EUA, o petróleo chegou a US$ 69 por barril.

Nenhum comentário: