domingo, 9 de abril de 2006

Humala vence mas Peru terá segundo turno

O ex-oficial golpista Ollanta Humala, do Partido Nacionalista Peruano, venceu o primeiro da eleição presidencial no Peru mas haverá segundo turno em 14 de maio.

Com 70% dos votos apurados, Humala tinha cerca de 29% dos votos. Seu adversário no segundo turno ainda está indefinido. No momento, a candidata direitista Lourdes Flores está em segundo com 25,9%, ameaçada pelo ex-presidente Alan García, com 24,8% dos votos.

Mais de 16 milhões de peruanos estavam aptos a votar para escolher um presidente, dois vice-presidentes, 120 deputados e 15 senadores.

Humala tem o apoio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Segue a mesma linha política, prometendo nacionalizar os recursos naturais para financiar programas sociais, a exemplo também que Evo Morales está fazendo na Bolívia. Também pretende convocar uma Assembléia Nacional Constituinte para refundar a república peruana, na linha do chavismo. Isto foi denunciado na campanha como uma ameaça à democracia.

O Peru cresceu a taxas elevadas, na média de 4,8%, durante o governo Alejandro Toledo mas ele termina seu mandato como um dos presidentes mais impopulares da América Latina. Quer assinar um acordo de livre comércio já negociado com os Estados Unidos antes de transferir o poder. Humala promete revogar o acordo.

Nenhum comentário: