sexta-feira, 7 de abril de 2006

Apple Mac vai rodar Windows XP

A incompatibilidade de sistemas de computadores pessoais está chegando ao fim. Pelo menos esta é a promessa da Apple. Depois de lançar uma nova linha de computadores com chips de Intel, o mesmo usado nas máquinas que usam o sistema operacional Windows, da Microsoft, Apple lança agora um software, o Boot Camp, para que os Macs possam operar tanto com o sistema Mac OSX quanto com Windows XP.

Com o fim do conflito de sistemas, a Apple pretende aumentar sua participação no mercado para 15%. Suas ações subiram 7%.

A empresa, conhecida por suas inovações revolucionárias, lançou em 1984, durante a Olimpíada de Los Angeles, o primeiro computador pessoal amigo do usuário, o Macintosh. Só depois a Microsoft desenvolveu o sistema Windows para que os PCs pudessem operar com um sistema de janelas que se abrem na tela, como os Macs.

Foi uma revolução no uso de computadores. Permitiu que leigos sem treinamento em informática pudessem participar da revolução tecnológica em marcha.

Diante da concorrência do Windows, com a Microsoft dominando o mercado de programas (software), a Apple perdeu sua participação no mercado. Parecia condenada quando reagiu lançando primeiro o iMac, o computador com CPU e monitor integrados, depois o iBook e, seu grande sucesso, símbolo da inventividade da empresa, o iPod, a sensação do momento entre jovens do mundo inteiro.

Nenhum comentário: