quinta-feira, 9 de março de 2006

Companhia arabe desiste de operar portos americanos

Depois de sofrer uma derrota numa comissão do Congresso dos Estados Unidos, a empresa Dubai Ports World decidiu vender suas licenças para operar seis portos americanos (Nova Iorque, Nova Orleans, Baltimore, Filadélfia, Miami e Newark) a fim de “preservar as boas relações entre os EUA e os Emirados Árabes Unidos”. Nesta quinta-feira, deputados e senadores do Partido Republicano alertaram o presidente George Walker Bush que o negócio seria bloqueado mesmo que o presidente usasse seu poder de veto.

Os portos eram operados por uma companhia britânica vendida para a Dubai Ports World. Como os EUA estão em guerra contra o terrorismo dos fundamentalistas muçulmanos ou jihadismo, os congressistas consideram inadequado que portos tão importantes estejam nas mãos de uma empresa árabe.

A Casa Branca alegou que os Emirados Árabes Unidos são um aliado fiel na luta contra o terrorismo. Mas os deputados e senadores lembraram que dois dos 19 terroristas que atacaram os EUA em 11 de setembro de 2001 eram cidadãos dos Emirados e que outros saíram deste país para chegar aos EUA.

À tarde, o presidente da Comissão das Forças Armadas do Senado, John Warner, anunciou que “a DPW decidiu transferir totalmente as operações da P&O North American Ports a uma entidade americana”. A DPW tinha comprado a P&O por US$ 6 milhões.

Nenhum comentário: