sábado, 25 de março de 2006

Bielorrússia ataca manifestantes; EUA e UE planejam sanções

A polícia de choque da Bielorrússia dispersou à força neste sábado uma marcha de protesto denunciando fraude na reeleição, no domingo, 19 de março, do presidente Alexander Lukachenko para um terceiro mandato consecutivo. Os manifestantes, que exigem a realização de nova eleição, foram impedidos de chegar à praça central de Minsk, a capital do país. Um dos principais líderes da oposição, Alexander Kazulin, quatro colocado na eleição com 2,3% dos votos, foi preso.

Os Estados Unidos e a União Européia planejam adotar sanções contra o que consideram o último ditador da Europa. Isto irritará a Rússia, aceitos como legítima a eleição presidencial bielorrussa.

As sanções devem incluir a proibição de viagens de líderes e representantes bielorrussos, além de restrições financeiras. Os EUA já adotavam sanções contra menos de uma dúzia de dirigentes do país. Ampliarão a lista para mais de 50, informou o Departamento de Estado.

Na madrugada de sexta-feira, o governo desmontou um acampamento de oposicionistas no centro de Minsk. Centenas de pessoas foram presas. Estão amontoadas em pequenas celas onde lhes negam água e comida, não têm acesso a toalete, são obrigadas a ficar horas ao ar livre a temperaturas negativas e são submetidas a julgamentos sumários, sem direito à defesa.

Nenhum comentário: