quarta-feira, 15 de março de 2006

Barriga aumenta risco de ataque cardíado

O tamanho da cintura, especialmente seu aumento, é um indicador importante da quantidade de gordura abdominal precursora da inflamação das artérias e das doenças cardiovasculares, confirmam pesquisas relatadas na 55ª Reunião Anual do Colégio Americano de Cardiologia, realizado em Atlanta, na Geórgia.

“Para cada 14 centímetros de aumento da cintura em homens e mulheres, o risco cardiovascular aumenta de 21% a 40%”, declarou Sydney Smith Jr., presidente do Conselho de Assessores da Federação Mundial do Coração, diretor do Centro de Ciência e Medicina Cardiovascular da Universidade da Carolina do Norte e um dos responsáveis pela pesquisa.

Ele acrescentou: “Precisamos considerar o tamanho da cintura, a idade, a pressão arterial e o nível de colesterol.”

Na América Latina, 10% da população sofrem de doenças do coração, em comparação com 26% na Europa Oriental. Entre 60% e 70% das populações estudadas em diversos países tinham excesso de peso. O Canadá registrou os índices mais altos. Lá, 75% dos homens e 65% das mulheres tem excesso de peso.

Um estudo da Universidade de Groningen, na Holanda, com 7.680 pacientes apontou que “o tamanho da cintura e sua relação com a cadeira são indicadores mais precisos de problemas cardíacos”, como explicou a bióloga Anne Chris Jonkers, chefe de pesquisa do projeto.

A cintura costuma ser maior nas zonas rurais do que na cidade. Entre 45 e 60 anos aumenta a cintura das mulheres por causa da menopausa. Muitos antes, a partir dos 25 anos, o ser humano começa a perder massa muscular, que em muitos casos é substituída por gordura.

Nenhum comentário: